SELO SEBRAE MODA SUSTENTÁVEL
Em 2017, o Sebrae do Rio de Janeiro lançou um edital para marcas de moda sustentáveis. Nesse edital foram selecionadas 40 empresas para participarem de um projeto de 15 meses que teve como objetivo aumentar a competitividade e a inovação dos pequenos negócios de moda, com a introdução de boas práticas de gestão, a otimização de processos e uso de recursos, o desenvolvimento de relações sustentáveis e o posicionamento das marcas, contribuindo para o crescimento das mesmas nos mercados nacionais e internacionais.
A Caíques foi uma das empresas selecionadas no edital e participou ativamente deste projeto piloto entre 2017 e 2018. Fizemos questão de manter nossa assiduidade e assim retirar o maior proveito dessa oportunidade que incluiu atividades de capacitação e consultorias em diferentes áreas. Estas ações foram muito enriquecedoras para nós, através delas pudemos aperfeiçoar nossa visão empreendedora e adquirir conhecimentos para otimizar nossos processos. Hoje nos sentimos mais preparados para crescer de forma consciente.
Por conta desta iniciativa tivemos oportunidades como a participação no Veste Rio, uma das principais plataformas de negócios do setor de moda no Brasil. Também participamos do espaço Conexão Criativa do Inspira Mais, que é o único salão de design e inovação de materiais da América Latina e selecionou nossos calçados com solado de pneu de avião para expor no evento junto a outros produtos que utilizam matérias primas de forma inovadora.
Junto com o projeto veio o Selo Sebrae Moda Sustentável, uma espécie de logo do projeto, para que as empresas participantes possam ser identificadas e respaldadas com um certificado de participação. Se você vir esse selo por aí já sabe que é uma empresa capacitada pelo projeto.
No cenário atual, o apoio e a realização de iniciativas que contribuem com o crescimento e desenvolvimento dos pequenos negócios ligados à moda sustentável é muito importante. Apesar de serem propostas com menor impacto ambiental e social, o setor encontra alguns desafios: empresas focadas em sustentabilidade lidam com o exercício constante de conscientizar o cliente e muitas vezes arcam com custos mais caros de matéria prima e mão de obra, além das dificuldades em aperfeiçoar as práticas sustentáveis já que elas exigem conhecimento, estudo, testes e investimento. Então, projetos como o Sebrae Moda Sustentável tem um papel social relevante, na medida que potencializa empresas para que elas possam se desenvolver enquanto negócio, ampliar suas práticas de fomento a sustentabilidade e consequentemente se tornarem empresas mais completas e coerentes com o meio ambiente.