Vale Presente

Sobre Nós

NOSSA HISTÓRIA

Tudo começou com a vontade de viver uma vida mais simples na serra. Depois de aprender a fazer sapatos com seu sogro Adhemar, nosso fundador Caíque Bon começou a elaborar alguns designs em seu pequeno atelier. O simples sonho em breve resultou em algo mais: um chamado artístico. E assim, com apenas uma pessoa em um pequeno atelier em São Pedro da Serra - RJ, Brasil, nasceram os CAÍQUES.

Caíque aperfeiçoou a técnica e buscou materiais que unissem conforto, durabilidade, design e sustentabilidade. Hoje, trabalhamos com o couro reaproveitando retalhos que grandes empresas deixam para trás e resíduos de pneu de avião que em nossas mãos viram solados que vão durar uma vida inteira. Nossos CAÍQUES são feitos como arte, por mãos para os seus pés, através de um processo consciente.

Nossa empresa familiar cresceu e hoje estamos orgulhosos de abrir nossas asas para o mundo, mantendo sempre a essência do processo artesanal. O Caíque ainda é quem faz parte da produção e capacita nossos colaboradores. Mariana e Iasmine, suas duas filhas, cresceram vendo o pai fazer sapato e hoje se orgulham de dar continunidade a esse ofício tão especial: ser sapateiro.

E nossa história não para por aí, ela continua nos pés de cada um que calça Caíques mundo afora!

NOSSA MISSÃO

Acreditamos que calçados e sustentabilidade podem andar lado a lado. É por isso que produzimos sapatos artesanais de uma forma consciente, reutilizando retalhos de couro que as grandes empresas deixam pra trás e reaproveitando pneu de avião, que em nossas mãos viram solados que vão durar uma vida inteira.

O resultado são sapatos e sandálias, que além de fortes, leves e flexíveis, são cheios de histórias e respeito pelo mundo.

PROCESSO CONSCIENTE

FEITO À MÃO

Maior impacto da indústria de calçados vem do processo de produção. Em fábricas de produção em massa, máquinas modernas agilizam o processo mas para isso gastam uma grande quantidade de combustíveis fósseis.

Em média, a produção de um par de sapatos emite mais de 10 Kg de dióxido de carbono na atmosfera, e mais de 15 bilhões de sapatos são produzidos a cada ano.

Felizmente, os Caíques não são parte desses 15 bilhões. As únicas máquinas que usamos são a de costura e uma lixadeira para dar acabamentos. Todos os outros processos como o corte, montagem e toques finais são feitos por mãos habilidosas capacitadas pelo Caíque.

PROCESSO CONSCIENTE

COURO DE DESCARTE

Empresas de produção em massa que trabalham com couro, geralmente tem patamares altos na hora de comprar couro. Por isso, muitas vezes couros são descartados devido ao tamanho da pele ou pequenas imperfeições ao longo da mesma, gerando uma grande quantidade de sobras. E é exatamente lá que cuidadosamente selecionamos as peles de couro que usamos. Isso nos permite criar sapatos com um material de alta qualidade que seria desperdiçado.

Por que a escolha do couro como matéria prima? Acreditamos que no longo prazo, qualidade vence de quantidade. Por isso optamos por escolher uma matéria prima que vai de fato resultar em um sapato de vida longa. Além de ser durável, o couro também permite que os pés respirem e é dotado de uma maleabilidade que proporciona muito conforto! Por isso, para nós ele é um material completo, e que gera menos desperdícios para o mundo.

PROCESSO CONSCIENTE

PNEU DE AVIÃO

Para os solados dos nossos sapatos buscávamos um material que fosse forte, flexível, durável e sobretudo reciclado. Encontramos no pneu de avião uma matéria prima que é super resistente. Por isso todos os nossos sapatos são feitos do reaproveitamento de pneu de avião.

Já trabalhamos com este material por mais de 20 anos. Atualmente nós reciclamos cerca de 2 toneladas de pneu por temporada.

E a melhor parte é que este é um material quase indestrutível. Ao contrário do movimento das grandes indústrias, nossa proposta é que o sapato seja durável.

PROCESSO CONSCIENTE

DESCARTE CONSCIENTE

Depois de tirarmos o máximo possível de cada material, os restos de pneu são encaminhados para uma empresa de reciclagem e os retalhos de couro ganham uma nova vida nas mãos de artesãos locais.

Com isso podemos dizer que o desperdício gerado pelo nosso processo de produção é quase zero.

PROCESSO CONSCIENTE

QUALIDADE ACIMA DE QUANTIDADE

Qualidade é um fator key dentro da CAÍQUES. Por isso selecionamos as melhores matérias primas e cuidamos com atenção de cada etapa do processo, sempre mantendo a nossa essência ética de uma moda justa e transparente, aonde qualidade vence de quantidade.

Aqui, oferecemos manutenção vitalícia aos seus CAÍQUES. Consertamos qualquer ‘defeitinho’ que possa aparecer ao longo da vida útil do sapato. Por que comprar um novo se muitas vezes os que já temos pode servir muito bem?

SOMOS CAÍQUES

Porque a gente AMA novidades!

© Caíques 2017 - 2019 - Todos os direitos reservados | Site EUA